Metodologia de Ensino

Aprendizagem por Módulo de Objetivos

 

Esta metodologia é aplicada na parte mais significativa das Unidades Curriculares de natureza biológica ou biomédica. As disciplinas científicas - Anatomia, Patologia, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular, Histologia, etc - são abordadas de forma integrada ancoradas em temas específicos. Estes podem ser parte do ciclo de vida celular (ex., proliferação e morte celular), um sistema orgânico e funcional do corpo humano (ex., sistema digestório) ou um tipo de patologia (ex., neoplasias). A integração também se reflete na organização dos Docentes e na forma de avaliação dos alunos.

As aulas são predominantemente interativas e o professor é mais um orientador do trabalho do que um instrutor que transmite conhecimentos. As aulas expositivas são preteridas em função de aulas de autoaprendizagem, em que os alunos desenvolvem a sua aprendizagem. Têm lugar alguns seminários, essencialmente de natureza clínica desde o 1º Ano curricular.

O trabalho é alicerçado em objetivos de aprendizagem que definem as metas a atingir em cada Módulo/Unidade Curricular.

O processo de aprendizagem atravessa cinco Fases de natureza distinta que se repetem diversas vezes durante a Unidade Curricular:

 

  • Fase 1 - Os objetivos de aprendizagem são apresentados e discutidos conjuntamente com os alunos, que a partir de seus conhecimentos prévios, ponderam sobre a relevância e compreensão de tais objetivos de forma a elaborar um mapa conceitual e identificar os recursos disponíveis para atingi-los.
  • Fase 2 - Nesta Fase, a mais longa, os alunos trabalham nas tarefas propostas que vão auxiliar no desenvolvimento do conhecimento buscando atingir o objetivo proposto. Divididos por grupos e acompanhados pelos docentes, trabalham os recursos pedagógicos disponibilizados em diferentes ambientes (laboratorial, sala, biblioteca, etc.). A aprendizagem dos conteúdos cognitivos e o treino das competências ocorre essencialmente nesta Fase.
  • Fase 3 - Os alunos, guiados e questionados pelo docente, expõem os conhecimentos adquiridos em um ambiente de debate que visa certificar se os objetivos foram atingidos. Esta exposição e debate registra a evolução identificando insuficiências de aprendizagem. Permite ainda a preparação, por parte do docente, de consultorias específicas (a decorrer na Fase 4) para sanar as lacunas detectadas.
  • Fase 4 - Este momento permite remediar eventuais dificuldades que por ventura o aluno ainda possui. Precede a avaliação e pode ocorrer em diversos ambientes (laboratorial, sala, etc.). Em regra, destina-se a grupos de alunos reduzidos ou ocorre individualmente.
  • Fase 5 - É o momento das avaliações práticas e de conhecimentos das Unidades Curriculares/Módulos.