FACISB

Pesquisa

AS ATIVIDADES DE PESQUISA NA FACISB TÊM COMO MISSÃO:

 

I. Promover o desenvolvimento científico da Instituição, estimulando o corpo docente e discente para a pesquisa científica;
II. Estimular o envolvimento dos pesquisadores nas atividades de orientação aos discentes;
III. Realizar investigações que possam contribuir para o progresso da Medicina e áreas afins;
IV. Estimular o desenvolvimento de projetos que envolvam o estabelecimento de colaborações científicas;
V. Estender à comunidade externa e interna e ao ensino o resultado das pesquisas, promovendo e estimulando a divulgação do conhecimento técnico e científico.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

 

As atividades de pesquisa são organizadas em 3 grandes áreas de concentração, definidas de forma a contemplar as diferentes linhas de pesquisa específicas do corpo docente:

I. Biologia Humana e Experimental

Abrange pesquisas na área básica, contemplando o estudo de aspectos moleculares, celulares e fisiológicos dos sistemas orgânicos humanos, utilizando desde amostras humanas até modelos in vitro e in vivo.

II. Saúde do Indivíduo, Família e Comunidade

Abrange pesquisas na área clínica, contemplando o estudo de aspectos de epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, assim como a relação entre os pacientes e a equipe multiprofissional, humanização, qualidade de vida e comportamento humano.

 

III. Educação em Saúde

 

Abrange pesquisas na área da educação médica, contemplando o estudo de processos e resultados em todas as fases da formação do profissional médico, assim como pesquisas que se possam traduzir em ações de educação para pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.